Tudo começou com uma geléia. Encontrei morangos em promoção e comprei 12 caixinhas de morango, eu comi 1 e resolvi fazer geléia pra paraguaios, coreana, uma paulista (eu), uma mato grossense e um mineiro. Deu uma boa quantidade de geléia. Mas ai eu precisava de um pão. Um pão de leite, macio e caseiro pra acompanhar a geléia. Pesquisando no pinterest encontrei essa receita. Gostei da cara, gostei da descrição, gostei dos comentários de quem fez.
O pão tem um método asiático chamado Tangzhong, que consiste em acrescentar na massa uma mistura de leite e farinha cozida, atribuíndo maciez que permanece no pão com o passar dos dias, ao contrário dos pães caseiros comuns.
A explicação do método que encontrei e traduzi desse link:
- pule esse trecho se não te interessar - Ao assar pães e bolos, o amido absorve água, incha e forma maior rigidez das paredes que cercam as bolhas, ao mesmo tempo que pára a expansão das bolhas,então o vapor as força a escapar, criando os "furos". No método Tangzhong, o glúten já foi desnaturado antes de formar essa malha, os amidos já estão inchados, sendo assim não precisam absorver tanta água. Apesar do tangzhong ser uma pequena parte da farinha desnaturada na massa do pão, ainda há amido para formar as bolhas, criando uma malha menos perfurada porém com bolhas maiores, deixando o miolo mais aberto.
Ficou curioso(a) pra testar em casa? Tem algumas etapas mas vale a pena!
Pão de Leite Japonês
TangZhong:
2 colheres (sopa) de farinha
1/2 xícara de leite
Misture tudo em uma panela e leve em fogo brando até que a mistura engrosse - como um mingau - sem deixar empelotar e ferver. Deixe esfriar.
Numa tigela pequena, misture:
1/2 xícara de leite morno
2 colheres (chá) fermento biológico seco
3 colheres (sopa) farinha
Misture e deixe o fermento ativar, mais ou menos uns 10 minutos até formar espuma.
Em outra tigela, misture:
23/4 xícara de farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) de leite em pó
Quando o tangzhong estiver frio o bastante pra não queimar o fermento, misture, acrescente:
1 ovo
Misture bem e acrescente tudo na mistura de farinha, nesse ponto a massa vai estar mole pra trabalhar com a mão, então é necessário misturar com uma espátula, assim que tiver bem misturado, acrescente:
2 colheres (sopa) manteiga amolecida.
Misture mais!
Assim que estiver bem misturado, comece a acrescentar mais farinha (+/- 1/4 xícara) aos poucos, até que a massa possa ser sovada. Sove por mais ou menos 5 minutos, até a massa estar menos pegajosa e fique lisa e uniforme.
Deixe crescer até dobrar de tamanho. Divida a massa em 4 bolas, sove-as e coloque na forma untada, deixe descansar novamente até dobrar. Asse em forno alto por 20 minutos depois abaixe o forno para terminar o cozimento, até dourar.
Puf! Depois de tanto trabalho pude provar minha geléia com toda pompa e dignidade!
farinha - 1.03 (2.59/kg)
leite - 0.47
fermento biológico seco - 0.66 (0.99/pacote)
leite em pó - 0.41 (10.99/400g)
ovo - 0.50
manteiga - 0.59 (2.99/200g)
TOTAL= 3.66